domingo, 7 de dezembro de 2008

O inimigo mora na sala de estar

Tramita na Câmara dos Deputados desde 2001 um projeto de lei que, de acordo com a última versão aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor, proíbe toda publicidade dirigida a crianças (até 12 anos), em qualquer horário e qualquer mídia (inclusive jornal e revista), e qualquer tipo de propaganda em programas infantis.

O assunto divide os críticos da publicidade infantil e publicitários e anunciantes. Os defensores da proibição argumentam, com razão, que a propaganda para crianças é perversa, pois pessoas de até sete anos não sabem diferenciá-la do restante da programação.

O projeto de lei está agora numa comissão de prisma econômico. Um deputado do DEM-DF, dono da fábrica de Coca-Cola de Brasília, argumentando (também com razão) que proibir a publicidade atenta contra princípios básicos do capitalismo, apresentou um substitutivo ao projeto que apenas disciplina o que seria propaganda abusiva para crianças, sem qualquer veto à sua veiculação.

O assunto é polêmico e ainda vai dar muito pano pra manga. Quer saber um pouco mais sobre a questão? Então faça aqui o download de power point (em formato de vídeo) que apresentei em agosto passado em um seminário da Rio Mídia, autarquia da Prefeitura do Rio de Janeiro que produz conteúdo de mídia para as mais de 1.000 (isso mesmo) escolas municipais cariocas. O site da Rio Mídia, altamente recomendável, você acessa aqui.

O material mostra que a programação infantil está em plena decadência na TV aberta e que os programas que as crianças mais assistem são programas de adultos, ou seja, inadequados para ela.


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