quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Dom Casmurro é punk


Estreou ontem na TV Globo a microssérie "Capitu", adaptação de "Dom Casmurro", de Machado de Assis. O programa é uma daquelas obras que aparecem de vez em quando para dizer que nem só de lixo ou entretenimento rasteiro se faz a televisão. A última vez que isso aconteceu no Brasil foi há quase três anos, com "Hoje É Dia de Maria", não por acaso do mesmo diretor de "Capitu", Luiz Fernando Carvalho, um teleartesão.

Por razões profissionais, não devo escrever sobre televisão neste espaço. Mas, ao ver "Capitu", não pude resistir. Eu tenho que te dizer uma coisa: assista, é muito bom, e acaba logo (são só cinco capítulos). A série consegue ser atual sem descaracterizar a obra original, do século 18. A trilha sonora, um espetáculo, vai de Carlos Gomes a Sex Pistols. Usa e abusa de elementos cênicos pouco comuns na televisão, até mesmo nos melhores seriados americanos _como seqüências coreografadas, em que as imagens dos atores ficam congeladas, enquanto a câmera roda, ou como nas cenas da foto aí em cima, em que Bentinho e Capitu brincam de rabiscar um muro, que, na verdade, é o chão. E não é chato nem metido a difícil (como foi "A Pedra do Reino"). Cara, "Dom Casmurro" é punk!

Um comentário:

Anônimo disse...

Castro,Gostei da definição de "teleartesão" para o diretor Luis Fernando Carvalho...Depois desse post acho que deu para perceber que o bichinho te picou...acho que que podemos esperar para 2009 enfim seu blog,que já vai nascer como um dos mais influentes...